terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Santa Inquisição

A História de João Francisco (1667)

Encontrei um dos documentos mais antigos e interessantes sobre Vila Nova de Outil. O manuscrito é bastante extenso, pelo que tentarei ir publicando à medida que for conseguindo decifrá-lo.
Trata-se do auto de acusação e sentença que a Inquisição levantou contra um morador desta aldeia. O documento data de 1676 e acusa o trabalhador João Francisco de se ter oposto a uma resolução do Santo Ofício que ordenava a prisão de um casal de fugitivos.
Nesta primeira folha pode ler-se (pelo menos é assim que interpreto):

Culpa contra João Francisco, trabalhado natural de Vila Nova de Outil.

Segundo o testemunho de Pedro Roiz? que também está relacionado com o processo levantado contra Francisca Roiz? solteira e filha de Manuel Roiz? boticário natural de Montemor o Velho.

No dia 9 de Janeiro 1676 em Coimbra na Casa do Despacho da Santa Inquisição, o senhor inquisidor Manuel Pimentel de Sousa mandou chamar Pedro Roiz de 24 anos. Ali jurou dizer a verdade. Declara que na Vila de Anços tentou-se prender Catarina e Francisco Roiz, filhos e Manuel Roiz e Maria Cinta. Os irmãos já tinham fugido de Montemor-O-Velho de onde eram naturais e moradores...
Continua





Sem comentários:

Enviar um comentário