quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Outil, 12 de Abril 1758





A 12 de Abril 1758, o prior de Outil respondia a um interrogatório enviado para todas freguesias do reino. No documento, Onófre Marques da Silva descreve com pormenor o território composto por Outil e Vila Nova.
Na altura Vila Nova teria sessenta vizinhos;
O prior tinha uma renda de 200 mil réis;
É descrita abundância de milho, trigo, frutos azeite e vinho medíocre;
Existia uma parede alta a que chamavam castelo ou torre;
Em Vila Nova falava-se que outrora existiu um convento de religiosas da ordem de São Bernardo, do qual já não altura não existiam vestígios;
O grande terramoto de Lisboa de 1755 não afectou o casario da freguesia.
Se conseguirem interpretar e retirar mais informação do documento, por favor, façam-me chegar essa informação. Obrigado


2 comentários:

  1. Bom dia. Posso tentar "traduzir" todo o documento e poderia colocar aqui, quer as perguntas, quer o detalhe da resposta do padre.
    Acho sobretudo deliciosa a parte do tesouro ;)

    A minha sugestão depois seria de colocar aqui umas fotos do estado actual dos elementos a que refere o documento (torre, rio, capelas, etc)

    Cumprimentos,
    Nuno Silva (sim, Silvas de Vila Nova...)

    ResponderEliminar
  2. Olá Nuno
    Acho uma óptima ideia. Fico a aguardar o resultado da tradução e as fotos. Pode enviá-las directamente para o meu mail. Obrigado pela colaboração.
    Será que nos conhecemos?

    ResponderEliminar